quarta-feira, 10 de junho de 2015

Mitos e Verdades sobre o Câncer! + Vídeo Novo! n

Olá pessoal! Tudo bom com vcs? Então, como vcs viram nesse video aqui: https://youtu.be/4IK5AZy00W8 , eu fui as ruas de São Paulo descobrir o quanto as pessoas sabem sobre o câncer, porque mesmo hoje em dia que nós temos um campo enorme de comunicações e informações, o Câncer ainda é um assunto tabu e as pessoas sabem pouco sobre ele! No video, eu fiz perguntas para as pessoas em relação ao tema, e vim aqui dar as respostas mais biológicas.

1. Quem tem câncer vai morrer? 

Não necessariamente! Álias você tem grandes chances de sobreviver! Pelo o que eu pesquisei, depende do tipo do Câncer! A porcentagem de cura fica entre 50 a 90%. Dependendo do orgão é mais fácil ou não de se curar! Mas são porcentagens bem altas, existem grandes chances de cura sim! Porém as porcentagens mais altas são alcançadas com o diagnóstico precoce, então vamos nos prevenir hein pessoal? 

2. Como funciona a quimioterapia? 

Então, ela pode ser feita por injeção, pelas veias, e até por comprimido! Diferente do que muitos pensam, você pode fazer a quimioterapia rindo, conversando, andando, as vezes até em casa! Existem sim efeitos colaterais como enjoo, febre e cansaço, mas cada organismo reage de um jeito e hoje em dia isso tudo é muito controlado com outros remédios!!

3. O Câncer é contagioso?

NÃO! Definitivamente NÃO! Nenhum tipo de Câncer é transmissível, e ainda bem que todo mundo sabia disso na rua! Tem gente que acha que é e tem até preconceito, inclusive por causa da falta de informação da mídia! Mas podem ter certeza que não é! 

4. O Câncer impede o paciente de ter filhos após a cura? 

Na maioria dos casos não! Acho que isso só acontece em casos de Câncer no aparelho reprodutor, a maioria dos pacientes vai poder ter filho, assim como eu! 

5. O Câncer é hereditário? 

Apenas em 10% dos casos o Câncer está ligado a genética! Ou seja, não costuma passar de pai para filho! Inclusive a maioria dos tipos de Câncer ainda não tem uma causa definitiva descoberta.

6. Ter Câncer, significa que o seu cabelo vai cair? 

Não! Não é o Câncer que faz o seu cabelo cair, e sim as quimioterapias! E não, não é todo o tipo de quimioterapia que faz o seu cabelo cair, só as mais fortes. E sim, tem casos de pessoas que mesmo com as quimios mais pesadas não perderam o cabelo. Isso é muito relativo. 

7. Quanto tempo dura um tratamento? 

Um tratamento de Leucemia, dura de 1 ano e meio a 3 anos se não tiver interrupções ou recidivas. Os outros tipos de Câncer, eu não sei dados exatos, mas acredito que fique dentro dessa faixa. 

É isso gente, como vocês podem perceber tudo no Câncer é relativo, cada caso é um caso, pois cada organismo reage de um jeito e a doença em cada órgão age de um jeito! Mas eu espero que eu tenha ajudado a informar mais as pessoas, pois a mídia não mostra muito do Câncer! Então vamos lá, compartilhem essas informações com os seus amigos no Face ou aonde quiserem! A gente percebe pelo vídeo que a população de São Paulo sabe pouco sobre o Câncer, e tem que ser mais informada! 
Ah, fiquem com o meu vídeo novo: https://youtu.be/lu6Xyclu76g ! Bjs!

P.S. As informações foram retiradas de diversos sites do Google e dos médicos da equipe do Dr. Vicente Odone que me atenderam. Fora as coisas que aprendi com o meu caso! Bjs! 

Um comentário:

  1. Muita força querida! És uma menina linda e com toda essa energia positiva e os tratamentos vais superar tudo com certeza :)
    Bj S

    ResponderExcluir